Buscar
  • Milena Pontes

Entrevista | Dra. Renata Moreira compartilha sua história e dicas sobre empreendedorismo feminino.


Em uma entrevista para a Med Sam, a Dra. Renata Moreira, Fisioterapeuta Dermatofuncional da Ibramed - Indústria Brasileira de Equipamentos Eletromédicos, compartilhou um pouco da sua história com a Bia, Consultora de Marketing da Med Sam, e falou de um assunto que é muito desafiador, o empreendedorismo feminino.



Bia: Você escolheu fisioterapia, você pode contar um pouquinho pra gente como você escolheu essa carreira?


📌 Renata Moreira: Sim. Bom, desde o início, desde antes de escolher de fato a produção, eu queria alguma área que eu pudesse ajudar e contribuir de alguma forma.


Era voltado para área da saúde, mas eu me instigava a ajudar ao próximo de alguma forma, de alguma maneira. E aí eu optei pela fisioterapia, mas ao longo do caminho é claro que eu tive muitos desafios do qual eu não desisti para chegar onde eu cheguei.


Hoje eu trabalho em uma indústria de equipamentos eletromédicos na área da fisioterapia dermatofuncional, também atuo clinicando, então atendo o pacientes, também sou professora em cursos de pós-graduação, workshops, palestras e tento conciliar esses dois pilares né, a minha vida profissional com a minha vida pessoal.


Bia: E é isso que tentamos inspirar, que você pode ser o que você quiser, você pode fazer o caminho que você quiser, mas o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional acredito que seja um dos maiores desafios para muitas mulheres.


📌 Renata Moreira: Faz toda a diferença na verdade, quando eu sair da faculdade, formada em fisioterapia eu não imaginava entrar numa indústria né, não pensava seguir esse caminho, na verdade eu sair sabendo avaliar um paciente da ortopedia, da neurologia, da fisioterapia do esporte, da Pediatria.


E me surgiu a oportunidade de entrar numa empresa onde atuo há sete anos. O interessante é que a busca pelo conhecimento ele é insano, então isso que eu trago como estratégia para minha vida, eu sou muito otimista, então eu quero chegar muito mais longe, claro que do início da carreira até os dias de hoje eu cresci bastante, com muito estudo, com muita dedicação, com o apoio da família, mas eu sou bastante otimista, então eu almejo algo muito mais do que eu tenho hoje.


Eu acho que nada a gente consegue sem sacrifícios e se eu pudesse dar na verdade um conselho aos meus colegas de profissão é: o estudo, estudar bastante e buscar novos conhecimentos. Então hoje, eu atuo nestes diferentes segmentos, mas sempre tentando inovar e sempre tentando me diferenciar, buscando mais conhecimento.


E aí quando a gente pensa exclusivamente na área da estética que é a área que eu atuo atualmente, a gente percebe que tem um leque muito grande de possibilidades, sabe?


O profissional pode atuar clinicando, ele pode atuar dentro de uma Indústria. Então hoje o empreendedorismo feminino visa muito além do lucro. Tem uma frase Bia que é bastante clichê que eu gosto bastante né, que é “se a gente fizer o que a gente gosta, o que a gente ama, a gente não vai trabalhar nem um dia das nossas vidas”, e é isso que eu levo para minha vida.


Todos esses segmentos, todas essas áreas que eu atuo, faço com muito amor, muita paixão e muita dedicação, e isso não me cansa, isso me inspira!



Bia: A fisioterapia oferece muitas possibilidades, área clínica, área de estudos e pesquisas, educacional e a indústria. Mas a indústria não é o caminho mais comum quando falamos sobre saúde e fisioterapia, como você chegou até ela?


📌 Renata Moreira: Na verdade eu nem sabia que existia essa área de atuação né, então até me foi uma surpresa quando eu recebi essa oportunidade, é incrível Bia, eu costumo dizer que eu ganho para estudar.


E é exatamente isso, então dentro da indústria o meu objetivo, é claro, me Doar 100% e entregar o melhor de mim, mas também absorver o que a empresa me proporciona, que é o estudo, conhecimento e isso que me proporciona, é claro que é a minha dedicação, mas os meus colegas que trabalham junto comigo, a empresa também tem uma base científica muito importante, então isso também me ajuda. E aí eu tento combinar esses esses dois lados né, a parte científica da parte clínica para poder exercer na docência.


Então eu tento combinar tudo isso para que eu chegue lá no meu objetivo, na minha meta traçada.


Bia: E qual a sua meta traçada?


📌 Renata Moreira: Ah Bia, é muito, eu quero voar, eu quero ir muito longe!


Bia: Você viaja o Brasil inteiro levando conhecimento, e isso é tão incrível. Você passou a semana com a gente e trouxe tanta coisa, eu aprendi muito com você e gravamos vários vídeos legais, com conteúdos que vão levar muito mais conhecimento para muita gente. E como você se sente quando pensa no quanto você inspira outras mulheres?


📌 Renata Moreira: É gratidão Bia, eu acho que essa é a palavra me define de fato, eu na verdade não busco apenas fins lucrativos e sim de fato esse reconhecimento, essa visibilidade, isso alimenta minha alma entende, por isso que eu não vou deixar de fazer isso, vou buscar novos conhecimentos, eu estou em constante aprendizado.


Bia: Se hoje você tivesse que dar um conselho para uma mulher que está saindo da faculdade, ela sabe que quer fazer diferença, ela sabe que quer mudar o mundo dela, mas não sabe muito bem o que ela vai enfrentar pela frente e eu acho que o medo ele até que ele te ajuda um pouquinho, mas se ele não te travar. O que você diria para essa mulher que está iniciando essa caminhada? 🕵


📌 Renata Moreira: Para não desistir, buscar novas oportunidades, entende? É isso, é de fato, você até falou do medo né, sim o medo ele nos instiga né, a arriscar.




“O empreendedorismo feminino visa muito além do lucro, ele está relacionado de fato com empoderamento feminino" - Renata Moreira



🔎Esse bate papo entre a Dra. Renata Moreira e Bia, foi ao ar também em vídeo no canal “Clube das Empreendedoras", da Med Sam, dia 24 de agosto de 2021.


Link: https://www.youtube.com/watch?v=DpStinqOGhc


📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine a newsletter do Blog Med Sam e nosso perfil no Instagram @medsam.com.br



21 visualizações0 comentário